terça-feira, 12 de outubro de 2010

Sobre a XVIII ENCONTRO DA ABRAPSO : Movimento e Política!

O XVIII encontro da ABRAPSO MINAS foi muito produtivo  no sentido de pensarmos o movimento de interiorização da ABRAPSO e a necessidade de maior posicionamento político desta Associação Brasileira de Psicologia Social frente as questões que emergem na nossa sociedade. Mas, que questões seriam estas?
* Eleições presidenciavíes;

* Campanha Políticas e corrupção;

* Aborto;

* Racismo;

* Movimentos sociais;

* E outros temas;

Precisamos pensar também nos "escavizamentos" teóricos que se mantém em temas que viraram moda como participação, autonomia, emopoderamento. Participação para quem ? e para quê?

O encontro nos convidou a reflexões diversas ! Deixo aqui um trecho de Paulo Freire :
“Não posso estar no mundo de luvas nas mãos constando apenas. A acomodação em mim é apenas caminho para a inserção, que implica decisão, escolha, intervenção na realidade. Há perguntas a serem feitas insistentemente por todos nós e que nos fazem ver a impossibilidade de estudar por estudar. De estudar descomprometidamente como se misteriosamente, de repente, nada tivéssemos que ver com o mundo, um lá fora e distante mundo, alheado de nós e nós dele. Em favor de que estudo? Em favor de quem? Contra que estudo? Contra quem estudo?”
Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia.

Deixe aqui sua opinião sobre o evento!
Abrapsos,
Luana Carola

Nenhum comentário:

Postar um comentário